A primeira é uma linha do tempo da história pessoal e familiar da criança: quando ela nasceu, quando um animal de estimação entrou para a família, uma mudança de casa, etc.
A segunda é um esboço muito geral da história, descrito em Educação No Lar, p. 292. Isso pode ser feito conforme as instruções da Srta. Mason ou de maneira ainda mais simples, como um fio na parede com cartões presos a ele. O objetivo desse exercício inicial com a linha do tempo não é memorizar datas, mas sim começar a "sugerir um panorama gráfico à mente da criança" (p. 292).
Conforme os anos passam, as crianças começam a adicionar citações, frases curtas, datas e nomes de locais. O importante é que elas criem suas entradas com liberdade, de forma que façam sentido para elas.
Este livro acompanha o estudante ao longo de toda a vida e, ao concluir sua educação formal, ele terá um panorama de todo o seu conhecimento distribuído em poucas páginas.
É incrível ver como um recurso tão simples pode ajudar a criança a se situar no tempo e a fazer conexões valiosas entre tantas pessoas e eventos da história.
Link para a nossa indicação de Caderno dos Séculos feito pela mãe e educadora Marina Guimarães.